Projeto de Autoavaliação IFMT
Construído pela CPA Central e com a colaboração da comunidade acadêmica foi inserido no PDI. Define as políticas e metas para avaliação institucional no IFMT.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma estrutura interna de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que foi criada por força da Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e tem a responsabilidade de conduzir os seus processos avaliativos internos, a chamada autoavaliação institucional. Essa mesma lei instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O que faz a CPA?
Por meio da CPA a instituição realiza o planejamento, elaboração e aplicação de todo o processo de autoavaliação institucional.
A comunidade é convidada para participar da autoavaliação (questionário) e após a aplicação da avaliação é realizada a etapa de análise dos dados coletados com a finalidade de elaborar o relatório de avaliação.
Os resultados da autoavaliação geram informações importantes sobre a instituição que serão publicadas em relatórios, disponibilizados no site do campus.
É por meio desse relatório que o Campus irá “se ver” e “se reconhecer”, oferecendo à equipe gestora a oportunidade de valorizar ações que estão dando certo e melhorar ações que precisam ser adequadas.
Eixos Avaliados
- Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
Avalia a própria avaliação institucional e seus procedimentos
- Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
Avalia o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Missão e Responsabilidade Social do campus
- Eixo 3: Políticas Acadêmicas
Políticas para o ensino, pesquisa, extensão e atendimento ao discente
- Eixo 4: Políticas de Gestão
Políticas para pessoal, gestão institucional e sustentabilidade financeira
- Eixo 5: Infraestrutura
Infraestrutura física (salas, laboratórios, espaços desportivos etc)
Além da CPA, o SINAES também instituiu a avaliação do IES dos cursos superiores e dos estudantes, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE).
Quem faz parte da CPA?
A comissão é formada por membros que representam os segmentos institucionais (discentes, docentes e técnicos administrativos), um representante da sociedade civil organizada, escolhidos por eleição direta ou excepcionalmente por indicação, conforme regimento da CPA (Resolução CONSUP IFMT nº 55, 29/11/2013).
Existem membros titulares e suplentes. Cada campus possui sua CPA e todas as atividades são orientadas pela CPA Central e coordenada, nos Campi, pelos coordenadores locais ( PORTARIA N° 862, DE 07 DE ABRIL DE 2016).
No Campus Rondonópolis a membros locais são formados por dois servidores representantes do segmento docente, dois servidores do segmento técnicos administrativos, dois representantes do seguimento discentes e dois representantes da sociedade civil (PORTARIA N° 40, DE 07 DE Março DE 2017).
Fale Conosco
CPA - Campus Rondonópolis
https://cpa.ifmt.edu.br/sai/
E-mail: cpa@roo.ifmt.edu.br